" Nós somos o 30º melhor percentual no Estado de SP, 90,6% de alunos alfabetizados "
" Município com a maior nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dentre os 9 municípios que compõem a Diretoria de Ensino de Barretos - SP "
25 junho 2012
Papel do Diretor...
O diretor deve ficar no cargo enquanto contribuir para a melhoria do ensino
Tempo x qualidade
Entrevista com Heloísa Lück, coordenadora da pesquisa Práticas de Seleção e Capacitação
de Diretores Escolares.
Heloísa Lück: O
problema de ter um mandato curto é que quem está no cargo não planeja
mudanças profundas, pois sabe que não conseguirá concretizá-las, e os
professores e funcionários não se esforçam para viabilizar as ações
propostas, com a certeza de que logo haverá outro gestor, com novas
ideias e sugestões. A expectativa de permanência na função, portanto, dá
mais credibilidade ao diretor para promover as mudanças necessárias.
Heloísa Lück: Não. Quando ele é competente, sabe mobilizar a
comunidade em torno da promoção dos objetivos educacionais e tem
interesse em fazer mudanças contínuas. Por isso, não deve haver limite
para sua permanência na escola. O diretor deve ficar enquanto estiver
contribuindo para a melhoria do ensino.
Heloísa Lück: Os sistemas de ensino podem promover avaliações de
forma processual e associadas a práticas de supervisão do trabalho dos
diretores e de formação contínua para eles. Só assim é possível
identificar quando alguém, apesar do apoio e da orientação, não
demonstra condições de melhoria ou não consegue desenvolver as
competências básicas para a função.
Heloísa Lück: Quando isso acontece, é porque há o distanciamento
entre as escolas e a Secretaria de Educação. Se há orientação e apoio
aos diretores, com base em uma concepção de gestão clara e em critérios
de desempenho definidos, não existe o risco de que eles se acomodem ou
confundam o espaço público da escola com uma propriedade particular.
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