Papel do Diretor...
O diretor deve ficar no cargo enquanto contribuir para a melhoria do ensino
Tempo x qualidade
Entrevista com Heloísa Lück, coordenadora da pesquisa Práticas de Seleção e Capacitação
de Diretores Escolares.
- Qual é a relação entre o tempo no cargo e a qualidade da gestão?
- Heloísa Lück: O
problema de ter um mandato curto é que quem está no cargo não planeja
mudanças profundas, pois sabe que não conseguirá concretizá-las, e os
professores e funcionários não se esforçam para viabilizar as ações
propostas, com a certeza de que logo haverá outro gestor, com novas
ideias e sugestões. A expectativa de permanência na função, portanto, dá
mais credibilidade ao diretor para promover as mudanças necessárias.
- Existe um tempo mínimo para que um diretor realize uma boa gestão?
- Heloísa Lück: Não. Quando ele é competente, sabe mobilizar a
comunidade em torno da promoção dos objetivos educacionais e tem
interesse em fazer mudanças contínuas. Por isso, não deve haver limite
para sua permanência na escola. O diretor deve ficar enquanto estiver
contribuindo para a melhoria do ensino.
- Há como criar avaliações periódicas para a gestão escolar?
- Heloísa Lück: Os sistemas de ensino podem promover avaliações de
forma processual e associadas a práticas de supervisão do trabalho dos
diretores e de formação contínua para eles. Só assim é possível
identificar quando alguém, apesar do apoio e da orientação, não
demonstra condições de melhoria ou não consegue desenvolver as
competências básicas para a função.
- Como evitar que alguém que está no cargo há muito tempo não se acomode nem se sinta dono da escola?
- Heloísa Lück: Quando isso acontece, é porque há o distanciamento
entre as escolas e a Secretaria de Educação. Se há orientação e apoio
aos diretores, com base em uma concepção de gestão clara e em critérios
de desempenho definidos, não existe o risco de que eles se acomodem ou
confundam o espaço público da escola com uma propriedade particular.
O Diretor tem que ser competente e fazer a história!!
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