29 junho 2012

Formandos da Escola Alice...

Aos Alunos do 3º ano do Ensino Médio EJA da
              Escola Estadual Dª Alice Fontoura de Araújo


 São os sinceros votos de toda Equipe da DIME.

Festa Junina na Escola Maçao Nozaki...

Vem aí...
Você não pode perder...
 Arraiá da Escola Municipal de Ensino Fundamental

"Maçao Nozaki"
Dia: 29 de junho(sexta).
Horário: 20hs.
Endereço: Rua São Paulo, nº1610.Colômbia/SP.
Teremos: refrigerantes, batatinha, caldo quente, pastel, cachorro quente, cerveja, quadrilhas e animação com Dj.
Participe!!!

28 junho 2012

Espetáculo...

Local: Tele Sala da Escola Santa do Prado Maximiano.
Imperdível!!!!

Festa Junina na Escola Estadual...

2º Arrail da Alegria
E.E. "Dona Alice Fontoura de Araújo"
Dia 30 de junho de 2012
Rua Antonio Prado, 555 - Colômbia/SP.
Comidas típicas, quadrilhas e grande animação!
Venham se contagiar com essa alegria!!!
À partir das 16horas!!!

Investindo na Educação Infantil...

Brasil, mais carinhoso com a educação infantil

Uma medida que levou a uma melhoria considerável no atendimento escolar para as crianças com idade entre zero e cinco anos foi a criação do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que atende a toda a educação básica desde janeiro de 2007. E foi a partir de então que os municípios puderam investir as verbas do fundo na Educação Infantil, antes só possível de ser feito no Ensino Fundamental.
Recentemente, o governo federal lançou o programa Brasil Carinhoso, que visa tirar da miséria crianças de até seis anos, cuja renda familiar per capita seja inferior a R$ 70. O programa terá três eixos: reforço da renda familiar – por meio do programa Bolsa Família –, acesso a creches e ampliação da cobertura de saúde. De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o ‘Brasil Carinhoso’ será a mais importante ação brasileira de combate à pobreza absoluta na primeira infância.
Um programa como esse não pode ser encarado pelo governo como mais um custo, mas como um investimento. Isso porque já é sabido por pesquisas nacionais e internacionais que a educação e o cuidado na primeira infância são o que realmente faz diferença do ponto de vista de qualificar a educação no país.

25 junho 2012

Papel do Diretor...

  O diretor deve ficar no cargo enquanto contribuir para a melhoria do ensino

Tempo x qualidade

Entrevista com Heloísa Lück, coordenadora da pesquisa Práticas de Seleção e Capacitação de Diretores Escolares.

Qual é a relação entre o tempo no cargo e a qualidade da gestão?  
Heloísa Lück: O problema de ter um mandato curto é que quem está no cargo não planeja mudanças profundas, pois sabe que não conseguirá concretizá-las, e os professores e funcionários não se esforçam para viabilizar as ações propostas, com a certeza de que logo haverá outro gestor, com novas ideias e sugestões. A expectativa de permanência na função, portanto, dá mais credibilidade ao diretor para promover as mudanças necessárias.
Existe um tempo mínimo para que um diretor realize uma boa gestão?  
Heloísa Lück: Não. Quando ele é competente, sabe mobilizar a comunidade em torno da promoção dos objetivos educacionais e tem interesse em fazer mudanças contínuas. Por isso, não deve haver limite para sua permanência na escola. O diretor deve ficar enquanto estiver contribuindo para a melhoria do ensino.
Há como criar avaliações periódicas para a gestão escolar?  
Heloísa Lück: Os sistemas de ensino podem promover avaliações de forma processual e associadas a práticas de supervisão do trabalho dos diretores e de formação contínua para eles. Só assim é possível identificar quando alguém, apesar do apoio e da orientação, não demonstra condições de melhoria ou não consegue desenvolver as competências básicas para a função.
Como evitar que alguém que está no cargo há muito tempo não se acomode nem se sinta dono da escola?  
Heloísa Lück: Quando isso acontece, é porque há o distanciamento entre as escolas e a Secretaria de Educação. Se há orientação e apoio aos diretores, com base em uma concepção de gestão clara e em critérios de desempenho definidos, não existe o risco de que eles se acomodem ou confundam o espaço público da escola com uma propriedade particular.

  Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/tempo-x-qualidade-637226.shtml

O Diretor tem que ser competente e fazer a história!!

22 junho 2012

Brincadeiras na Educação Infantil...

O que não pode faltar na creche?
Por que trabalhar: Embora a brincadeira seja uma atividade livre e espontânea, ela não é natural, mas uma criação da cultura. O aprendizado dela se dá por meio das interações e do convívio com os outros. Por isso, a importância de prever muito tempo e espaço para ela. "Temos a capacidade de desenvolver a imaginação - e é essa habilidade que o brincar traz", diz Zilma de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP).

O que propor: Uma das primeiras brincadeiras do bebê é imitar os adultos: ele observa e reproduz gestos e caretas no mesmo momento em que acontecem. Com cerca de 2 anos, continua repetindo o que vê e também os gestos que guarda na memória de situações anteriores, tentando encaixá-los no contexto que acha adequado. Tão importante quanto valorizar essas imitações é propor ações físicas que possibilitam sensações e desafios motores. "É pela experimentação que a criança se depara com as novidades do espaço, sente cheiros e percebe texturas, tamanhos e formas", explica Ana Paula Yasbek, coordenadora pedagógica da Escola Espaço da Vila, em São Paulo.

Alguns brinquedos também fazem sucesso nessa fase. Os mais adequados são os de peças de montar, encaixar, jogar e empilhar, além dos que fazem barulho. É preciso ter cuidado com a segurança e só usar objetos maiores do que o tamanho da boca do bebê quando aberta.

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/nao-pode-faltar-creche-400594.shtml?page=page1

Histórias...

O que nasce primeiro, a história ou a imagem?André Neves ilustrador e autor de sucesso acabou de receber, em dezembro passado, o prêmio Jabuti de melhor livro infanto-juvenil por Obax, a história de uma menina sonhadora que mora nas savanas africanas e adora criar histórias. Em uma entrevista ele fala...

É um processo simultâneo. O livro é um objeto único. Por exemplo, quando criei o roteiro para a história de Obax, as imagens foram surgindo na minha cabeça. Pego o bloco de texto, leio e penso em como fazer uma cena que remeta a esta ideia, como distribuir as palavras na página. Aquele desenho inicial vai se transformando, compondo com o texto, percebendo o impacto da leitura. Escrevo corrido, na medida em que monto o projeto do livro vou talhando, mudando, estruturando a linguagem. É aí que me entendo como escritor, que começo a trabalhar a linguagem literária, consigo perceber minha escrita, o texto dentro do livro. Existe outra linguagem para o livro, que tem um alcance maior para o leitor da infância e o jovem leitor: um ilustrador que escreve.
O primeiro livro que ilustrei, em Pernambuco, foi um livro de cunho educativo, O dente de leite, escrito por Socorro Miranda. Minha ilustração era horrorosa. Só quando vim para São Paulo comecei a entender o papel da ilustração, ter a preocupação de trazer a arte para dentro do livro. Acho que foi a partir daí que fui absorvendo as referências visuais de artistas que eu gosto para o meu livro. Foi em 2002, com a publicação de Sebastiana e Severina que o meu desenho mudou. As ilustrações anteriores tinham as características do livro brinquedo. Ao criar, às vezes penso na minha própria infância, em coisas que, ao ler, iriam me divertir, ou ainda em coisas que eu iria gostar de ver em um livro, uma imagem delicada, que desperte afeto. As pessoas me perguntam de onde vem o nariz, a forma alongada, o olho. Essas formas às vezes um pouco troncha. Isso está em Reinaldo Fonseca, nas figuras longas de Abelardo da Hora, em Homero de Andrade e Lima e na própria literatura de cordel. Vou me alimentar com a arte dos artistas pernambucanos para trazer algo novo para o leitor. As raízes culturais estão vivas, presentes no mundo. 


Fonte:

18 junho 2012

Todos contra o Bullying...



Bullying. Curta outra idéia
 O Governo do Estado de São Paulo lançou na última quarta dia 13/06 a campanha “Bullying. Curta outra idéia” e anunciou parceria com a iniciativa “Chega de Bullying”, do Facebook e do canal Cartoon Network. Durante o evento, na Escola Estadual Visconde de Itaúna, no Ipiranga, zona sul da capital, o governador Geraldo Alckmin divulgou também a distribuição de uma cartilha sobre o tema para professores, em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

15 junho 2012

Mais uma Unidade de Educação Infantil...

Grande Festa de Inauguração
View more presentations from blog2012.
CEMEI "Francisca Luzia de Avelar"
Grande Festa de inauguração no último dia 1º de junho com Coquetel para toda população, mais uma conquista para as nossas crianças.
Parabéns Colômbia!!!

14 junho 2012

Atenção!!Professores PEB II...

ENEM um ensaio para a vida...

 Inscrições para o Enem terminam amanhã

Os interessados devem acessar a página do Enem na internet até as 23h59 do dia 15

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 terminam nesta sexta-feira.

Os interessados devem acessar o site da prova até as 23h59 desta sexta-feira. Na terça-feira, o número de inscritos chegou a 4 milhões e a expectativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é que a demanda aumente nos dois últimos dias.

O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

No primeiro dia de provas (3 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Fonte: Da Agência Brasil noticias@band.com.br
 

13 junho 2012

Facilidade na comunicação...

Tecnologias na Educação: quanto e como utilizar
A escola deve se valer cada vez mais de recursos que facilitam a comunicação e o acesso à informação sem, porém, se tornar refém deles.
As tecnologias estão transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos usados em casas, indústrias, empresas, lojas, escritórios, bancos e hospitais.
Certos recursos devem ser rapidamente incorporados ao instrumental educativo, pois permitem, por exemplo, ver células vivas em três dimensões, observar  e acessar obras de arte em museus em todo mundo.
Ao educar para o uso dessas tecnologias, há aspectos que são de natureza socioafetiva, e não simplesmente cognitiva.Um jovem que tenha centenas de "amigos ou seguidores" numa rede social pode carecer de amigos com quem partilhe sentimentos olhando nos olhos, troque observações sobre questões sociais ou ambientais e faça arte, experimentações ou esportes coletivos.
Por isso, a escola deve ser um contraponto real ao mundo virtual, promovendo aulas participativas, projetos sociais, grupos teatrais, hortas coletivas e campeonatos esportivos, além de manter seus laboratórios sempre abertos.Nem tudo é possível ao mesmo tempo, mas em cada atividade as tecnologias estarão a serviço da vida escolar, que, sem ser sua refém, se beneficia delas. Seria impensável, isso sim, ignorar a onda tecnológica que nos alcança. Se não aprendermos a surfar nela, acabaremos submergindo.
Luis Carlos de Menezes

 
 
Fonte: Revista NOVA ESCOLA/Março2012, página 90.
 

12 junho 2012

Novidades em comunicação...

REDE CEP
Rede de Experiências em Comunicação, Educação e Participação
A página da REDE CEP reúne notícias e iniciativas de educomunicação desenvolvidas por todo o país, ainda traz indicações de livros, artigos e de outros sites que abordam o tema, as políticas públicas desenvolvidas na área e até iniciativas de outros países.

Acesse  o site:
Fonte: Revista Escola pública/2011.nº22,página 16.

 

11 junho 2012

Festa Junina!!!

 "Sugestam de atividades prucê!
Escolhe aí um buniitu desenhu, 
depois é 
só cricarr em cima, colocarr pra 
imprimirr e 
capricharr na pintura, sô!!"Chico Bento




06 junho 2012

Festa na Escola Bruno...

Vem aí...
Você não pode perder...
5º Arraiá da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Bruno Antonio Prado"
Dias: 08 e 09 de junho(sexta e sábado).
Horário: 19hs.
Endereço: Rua Rui Barbosa, nº1288.Colômbia/SP.
Teremos: refrigerantes, frango assado, batatinha, pastel, cachorro quente, cerveja, quadrilhas e show ao vivo.
Participe!!!

Convite A.F.A....


   Direção da Escola Estadual "Alice Fontoura de Araujo", convida à todos para prestigiar o evento da escolha da GAROTA e GAROTO A.F.A.

Dia: 06 de junho de 2012 as 19h30min. 
Local: Rua Antonio Prado, 555.
Colômbia/SP.
Contamos com a sua presença!!

04 junho 2012

Participação...

Curso de Tecnologia Assistiva
Curso de aperfeiçoamento de 40hs de Tecnologia Assistiva aos professores de A.E.E. oferecidos pelo MEC ao Polo de Barretos e Região de Educação Inclusiva com a palestrante Juliana Pedroso.
Estiveram presentes professores representantes das cidades de Paraíso, Olímpia, Bebedouro, Severínia, Monte Azul, Monte Alto, Colômbia e Barretos.
 Participação em peso do município de Colômbia com as professoras Andrea Fernandes Camolese, Hérica Fernanda P. Carvalho Lima e Lindalva Rita de Oliveira Dias, junto as professoras coordenadoras pedagógicas Ana Claudia dos Santos, Josimara Aparecida Camoles e Mari-Nilza Souza Martins Bueno.
 "Usar a tecnologia em benefício da Pedagogia", lema este usado pela coordenadora do Programa a Sra. Maria Alice. 
"O curso de formação teve como principal objetivo oferecer conhecimentos e informações sobre a Tecnologia Assistiva, enfatizando o uso e a prática do programa Boardmaker dentro das salas de recurso multifuncional para que o Atendimento Educacional Especializado ofereça às crianças com necessidades especiais estratégias utilizadas pelo professor para ampliar ou possibilitar a execução de atividades necessárias para desenvolver seu intelecto favorecendo sua participação no contexto educacional comum". Assim relatou a Profª. Coord. Pedag. Ana Claudia dos Santos.
Parabéns à todas pela participação e principalmente pela dedicação sempre em prol de nossos alunos.  

Amor em ação...


"Amar é uma ação de vontade, ao mesmo tempo, uma intenção e uma ação."
... não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1 João 3.18

01 junho 2012

Contagem Regressiva...

...está chegando a hora!!!

Contagem regressiva para a inauguração da 
CEMEI "Francisca Luzia de Avelar - Dª Chiquinha".
Hoje, dia 1º de Junho às 19h30min.
 Na rua Paulo Ramos da Natividade com a rua São Paulo, 
Vila Pirajá - Colômbia/SP. 

Não perca!!!

**************************

Mobilização...


   Hoje inicia-se o 3º Mutirão de Limpeza do Rio Grande e Preservação Ambiental. Pelo terceiro ano consecutivo as Prefeituras de Colômbia e Planura, aderem ao programa de mobilização junto as Secretarias de Educação, instruindo e conscientizando os alunos da rede municipal para um mundo sustentável. 
Ações: Breve limpeza das margens do Rio Grande,  apresentações de teatros e jograis com os alunos, exposições de artesanato com materiais reciclavéis, e muito mais.
Datas: 1º,  2 e 3 de junho de 2012.
Horário: a partir das 8hs da manhã.
Local: as margens do Rio Grande.
Recepção Sede Colônia dos Pescadores ao lado do antigo UPC - Planura/MG.
Parceria: Prefeitura Municipal de Colômbia/SP e Prefeitura  Municipal de Planura/MG. 

ADOTE ESSA IDÉIA!! 
************ *-* ************