07 dezembro 2012

O peixe, o pescar, eu...e você

Wanda Engel: "Deram-me o peixe, ensinando-me a pescar!"

A Educação de qualidade pode interromper o ciclo da pobreza, afirma a educadora 

Sou filha de uma família que hoje poderia ser classificada como de classe C: pai mecânico, imigrante alemão, e mãe paraense, dedicada aos trabalhos do lar, ambos com pouca escolaridade - apenas o Fundamental 1 completo. Meu pai adoeceu, vitima de tuberculose e diabete, deixando a família dependente de uma pensão no valor de um salário mínimo, garantida pelo sistema previdenciário.
Tratava-se do que os economistas chamam de choque idiossincrático, capaz de empurrar uma família vulnerável para uma situação de extrema pobreza. A solução poderia ser mudar para o interior e viver sob a proteção de meu avô alemão. Minha mãe, entretanto, tinha outros planos. Sonhava oferecer a suas duas filhas uma Educação de qualidade que poderia ser a saída para aquela situação. Minha irmã já era aluna da melhor instituição de ensino público do Rio de Janeiro, o Instituto de Educação, e ela faria tudo para que eu tivesse a mesma oportunidade. Dado seu nível de escolaridade, restou-lhe aceitar um emprego de atendente na prefeitura e lutar para ser lotada naquela escola.
Enfim, eu também fui aprovada no dificílimo processo de seleção, e o destino da família passava a estar ligado àquela incrível escola. Vale lembrar que estudar no Instituto de Educação era o sonho das jovens cariocas, pela excelência de seu ensino e pela possibilidade de ascender diretamente ao magistério público, logo após a conclusão do curso. A grande maioria das alunas vinha de famílias de classes A e B e contribuía para uma Caixa Escolar, que funcionava como uma verdadeira instituição assistencial para as poucas alunas pobres. Essa política assistencial nos garantia cesta básica, transporte, uniforme, material escolar, merenda e até atendimento médico e dentário.
Some-se a isso a qualidade do ensino oferecido por alguns dos melhores professores do país e uma fantástica infraestrutura, que incluía salas-ambiente para todas as disciplinas, uma enorme biblioteca, ginásio de esportes, piscina, enfim, todas as condições para uma sólida Educação.
Minha mãe também se dedicou aos estudos e completou sua formação básica, chegando a ocupar importantes postos de chefia. Sua maior herança, porém, foi a qualidade da Educação que nos proporcionou...
...Se uma Educação de qualidade foi a fantástica herança que recebi de minha mãe, espero que todo o esforço apaixonado que dedico à minha vida profissional, em prol de uma Educação de excelência acessível para todos, possa se r meu principal legado.
 Wanda Engel Aduan foi Ministra de Assistência Social, chefe da Divisão de Desenvolvimento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento e é conselheira do Educar para Crescer
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário