27 dezembro 2012

Férias: pais e filhos...


Período de férias é excelente oportunidade 

para família "treinar" convivência

Férias são excelentes para alimentar os relacionamentos familiares entre pais e filhos.
Um filho passa por 3 etapas de socialização do nascimento até a juventude: elementar; familiar e comunitária. A socialização elementar até os 2 anos de idade é para o autoconhecimento, do que quer ou não quer. A socialização familiar é o aprendizado e educação para se viver em família e vai até o filho começar a frequentar uma escola. A socialização comunitária começa com a escola para completar o aprendizado do viver em sociedade...

...Férias são excelentes oportunidades para se praticar a saudável convivência concentrada se os pais e seus filhos silvestres puderem passar juntos. Funciona como uma academia de esporte nas férias ou um acampamento quando a família forma uma equipe onde todos devem aprender e praticar a interdependência em todas as atividades. Não pode haver nenhum folgado, mesmo que os pais sejam muito poupadores, pois a equação da vida ensina: embaixo de um folgado tem sempre um sufocado. Tudo deve ser feito em conjunto, desde as obrigações domésticas como colocar o local onde estão em ordem. Nada de um ficar no computador, outro na televisão, enquanto a mãe ou o pai fica arrumando seja o que for de uso comum.
Esta convivência concentrada não depende de onde estejam nem por quanto tempo. O espírito de equipe é que deve estar sempre presente na educação orquestrada a ser praticada por todos os familiares.Para a vida, a família é a menor equipe que compõe a sociedade. Mas a realidade é cruel. Se os pais não conseguem fazer suas férias coincidirem com as dos filhos, a distância aumenta entre os familiares e fica cada vez mais distante a educação orquestrada. Uma convivência concentrada é como um soro na veia da família que está se desagregando pelo crescimento silvestre.


Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu "Pais e Educadores de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 28 livros.

Acesse e leia mais: UOL Educação/Colunas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário