Lugar de múltiplos saberes
...todos são responsáveis pela construção da vida escolar
O que dá vida às escolas é o trabalho que nelas se desenvolve e as
relações que ali acontecem em decorrência disso. Nesse sentido, as salas
de aula são lugares privilegiados, mas é preciso pensar na vida que
transcorre fora delas e que está estreitamente relacionada ao que ocorre
no seu interior. O papel de secretários, porteiros, jardineiros,
serventes, faxineiros, merendeiras e da equipe de manutenção articula-se
ao dos gestores, professores e alunos, constituindo parte indispensável
e insubstituível do organismo escolar e conferindo àqueles que o
executam características de educadores. A especificidade da instituição
revela-se nas atividades de todos os que nela trabalham e se relacionam.
Pode-se dizer, de certo modo, que o ambiente escolar é constituído de múltiplas educações. Na comunidade que se forma no interior da instituição e nas relações entre os sujeitos que dela participam, se entrecruzam e se influenciam diferentes saberes e vivências. Por isso, é preciso observar se a ética está presente nessa complexa rede de relacionamentos. Muitas vezes, princípios considerados no vínculo entre "iguais" - aluno-aluno, professor-professor, gestor-gestor - são deixados de lado no contato com os outros membros da comunidade...
Do ponto de vista da ética, a relação é sempre entre iguais: são todos seres humanos, pessoas. Diferentes em seu jeito de ser, na forma como veem o mundo, nas funções que desempenham. Iguais em seus direitos, na sua dignidade. Iguais na diferença - é isso que reclama o princípio ético da justiça...
A Educação acontece em cada canto da escola, em cada momento, cada tarefa cumprida, cada descoberta, cada partilha, cada gesto de construção da vida que todos nós - diferentes e iguais - devemos buscar juntos.
Terezinha Azerêdo Rios
Integra acesse: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/lugar-multiplos-saberes-construcao-vida-escolar-696447.shtml
Fonte: Revista NOVA ESCOLA/Gestão - pág.58 - junho/julho2012

Nenhum comentário:
Postar um comentário