22 maio 2012

Um aluno que estuda produz ...

Raio-x do boletim

Dicas para entender o que significam as notas dos boletins escolares sem cair no desespero


Notas azuis, vermelhas, altas e baixas. Dependendo da postura dos pais diante desses resultados, a luta do aluno na escola passa a não ser pelo aprendizado, mas somente pelos números apresentados na caderneta, na ficha, no histórico do colégio. O famoso boletim. Como fazer para que isso não aconteça?

"O boletim é um código que expressa a correspondência entre o que o aluno aprendeu em relação ao que a escola esperava que ele aprendesse em um determinado período", define Maria Cecília Camargo Aranha Lima, coordenadora do segmento II de Ensino Fundamental da tradicional rede de colégios Pueri Domus, de São Paulo. "É um dos indicadores de aprendizagem, mas não é o único. A avaliação deve ser contínua, um processo baseado na observação do professor no dia-a-dia do aluno", continua a coordenadora.

O ideal é que os pais relativizem a noção de nota. O importante é que a criança estude e realize as tarefas. Como argumenta, ainda, Maria Cecília: "Um aluno que estuda, produz bem em grupo e tem seu material organizado pode tirar uma nota baixa por acidente, e não é essa nota que vai dizer que estudante ele é".

Em vez de deixá-lo sozinho com essa missão, que tal oferecer uma mãozinha? Uma forma de fazer isso é ajudando-o a criar uma disciplina de estudo. "Toda criança precisa de ajuda para isso, para criar sua disciplina de horários, nem que seja apenas uma hora por dia. E a participação da mãe nisso é fundamental", afirma Cláudia Zuppini Dalcorso, diretora de escola pública em Santo André, SP. Converse com seu filho e veja qual é a melhor hora do dia para ele se dedicar aos estudos. Fixe essa hora e passe a ficar atenta se ela está mesmo sendo usada para fins escolares. 
Leia mais em...
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/raio-x-boletim-425900.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário