23 outubro 2013

Dicas de tema de redação ENEM/2013...



7 Possíveis Temas de Redação

Confira os possíveis temas de redações para o ENEM 2013, em entrevista
com a professora Roseli Deienno para a Universia Brasil:
Uma das principais preocupações dos estudantes que prestarão o Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) é a redação. Saber quais os temas mais cotados para a prova pode fazer toda a diferença.

Pensando nisso, a Universia Brasil conversou com a professora da Pearson, Roseli Deienno Braff para descobrir os possíveis temas que podem aparecer na redação do Enem 2013 e mais: de que maneira esses assuntos podem ser cobrados. Confira:

1. Redução da maioridade penal
  De acordo com a professora Roseli Deienno Braff, a maioridade penal é o tema mais provável para a prova de redação do Enem 2013. Para ela, a atualidade do tema justifica a escolha. “A questão da redução sempre vem à tona quando incidentes com menores de idade são excessivamente explorados pela mídia. A questão envolve os direitos humanos e, em 2013, isso foi recorrente”, observou.
  A recomendação da professora para se sair bem caso esse seja o tema escolhido é utilizar os textos motivadores (entenda o que são) para formar uma opinião própria. Porém, ela ressalta a importância de oferecer uma intervenção para o caso. “A coletânea que acompanha a prova apresenta pontos de vista distintos. O tema possui diversas possibilidades de argumentação, de modo que o estudante pode construir um texto rico.”

2. Gerenciamento de recursos hídricos
  Outro tema possível da prova de redação do Enem 2013 é a dimensão geopolítica no gerenciamento dos recursos hídricos em âmbito mundial. Segundo ela, em pouco tempo a água será tão importante quanto o petróleo. “Em função de diversos aspectos como a poluição, o desmatamento, a falta de chuva e outra série de problemas ambientais, a água vai se tornar um recurso raro, se assemelhando ao petróleo no que se refere à questão geopolítica”, afirmou a professora.
  De acordo com a professora, essa transformação pode afetar até mesmo o Brasil, país rico no recurso natural - o que justifica a escolha do tema para a prova de 2013. “A água caminha para ser o bem mais importante, por isso o candidato deve ser capaz de oferecer soluções para que o recurso não seja desperdiçado.”

3. Investimentos em educação e saúde
  Investimentos em educação e saúde. Esse também é extremamente atual cotado para a prova de redação do Enem 2013. Recentemente, foi aprovada a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para essas duas áreas. “Chegamos à conclusão de que um país não se desenvolve sem investimentos maciços nas áreas de saúde e educação. Um país de gente iletrada e doente não pode evoluir”, garantiu a professora.

4. Mundial de 2014
  Embora o Mundial de 2014 seja um tema que envolve a participação do governo, a professora acredita que tem boas chances de aparecer na prova de redação do Enem 2013. É um tema atual e, em uma análise mais aprofundada, pode ser explorado pelas consequências que o evento vai gerar no Brasil.
“A quantidade de dinheiro que está sendo investida em um evento desse porte chama a atenção. O Mundial de 2014 precisa de bilhões não só em estádios. Por isso, o tema pode buscar o saldo positivo após o evento, como a reurbanização no entorno dos estádios, a capacitação de pessoas para o evento, as melhorias no transporte e nos aeroportos, etc”, disse a professora.
5. Homofobia
  O tema da homofobia pode ter a intenção de despertar a reflexão nos estudantes que vão fazer o Enem 2013. Para a professora, o jovem precisa ser levado a aceitar o diferente. “É preciso que jovens pensem sobre a intolerância, seja ela de qualquer tipo. A campanha contra a homofobia está na mídia, se vê algo sobre o assunto quase que semanalmente”, afirma Roseli. “Tratar de um assunto assim tem apelo quanto à questão dos direitos humanos, algo que o Enem valoriza muito”, concluiu.

6. Regulamentação do trabalho doméstico
  Para a professora Roseli Deienno Braff, a regulamentação do trabalho doméstico permeia a inclusão social. A figura da empregada doméstica - até pouco tempo atrás era vista como um acessório - passa a ser interpretada como uma verdadeira profissional. “Muita gente apostou em demissões em massa, mas a meu ver essa é uma evolução na regulamentação de um trabalhador que precisa ter os seus direitos. O governo vai querer ressaltar essa conquista. Com o reconhecimento das domésticas como profissionais de fato é possível trabalhar os direitos humanos e a inclusão social”, observou.

7. Espionagem norte-americana de dados brasileiros
  Embora a questão da internet tenha sido abordada recentemente no Enem (a prova de 2011 tratou da vida em rede no século 21), a espionagem norte-americana de dados brasileiros possa ser considerada como tema para a prova de redação do Enem 2013. “Talvez possa haver uma especulação sobre os motivos para essa espionagem, especialmente agora que os recursos do pré-sal podem tornar o Brasil um país autossuficiente em petróleo. Acredito que se ainda houver tempo para a produção da prova, esse tema venha a ser considerado”, finalizou.

Fonte: Portal UNIVERSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário