"Na sala de aula, é preciso fazer a turma pensar, perguntar 'Será que...?'
e experimentar"
Entender que a ciência funciona à base de duvidas é essencial para planejar boas aulas de Ciências e garantir aprendizagem.
Embora os cientistas produzam a cada dia novos conhecimentos, hoje mais acessíveis a população em geral, os alunos não devem conhecer a ciência somente como um discurso pronto e imutável durante as aulas de Ciências. Quando isso ocorre, o direito de aprender é transformado em algo burocrático e o professor da disciplina desempenha o papel de simples transmissor de informações.
A escola tem de fazer mais: incentivar e permitir que os alunos estudantes duvidem, perguntem e levantem hipóteses...não devemos despejar verdades incontestaveis na cabeça das crianças. Desde cedo, elas são capazes de levantar hipoteses e demostram interesse sobre as coisas como funcionam, e de onde elas vêm. Luis Carlos de Menezes, Docente do Instituto de Física da USP e consultor da UNESCO.
Fonte: Revista NOVA ESCOLA - nº264 - Agosto/2013 - pág.41.
Nenhum comentário:
Postar um comentário